sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A NOSSA GENTE



LARANJO COELHO

Possidónio Mateus Laranjo Coelho nasceu em Castelo de Vide em 1877. Recebeu o nome do seu avô materno também castelovidense. A sua vida académica teve início na sua terra natal, continuando depois em Coimbra onde se formou em Direito. Rumou a Lisboa onde foi durante vários anos professor.

Com uma vida consagrada à investigação e aos livros, dedicou-se ao estudou de escritos e manuscritos antigos (paleografia). Entre muitos outros cargos, foi Governador Civil do Distrito de Portalegre, Presidente da Academia Portuguesa de História e Conservador do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, antigo Arquivo Geral do Reino, onde estão guardados documentos originais datados desde o séc. IX até aos dias de hoje. Foi sócio fundador da Associação dos Amigos do Estudo com outros ilustres intelectuais de Castelo de Vide, e juntos estabeleceram pela primeira vez a ideia de uma biblioteca pública em Castelo de Vide. Foi também um escritor de renome, autor de vários livros onde retrata terras e gentes do nosso país. Faleceu em Lisboa em 1969.

Depois de muitas atribulações e mudanças de morada, podes agora visitar a Biblioteca Municipal Laranjo Coelho na Rua Sequeira Sameiro, sua residência em vida. Este edifício foi por ele legado à Câmara Municipal de Castelo de Vide, em testamento. 

O SALTITÃO recomenda uma visita à BMLC onde podes encontrar obras deste notável castelovidense entre milhares de outros títulos, que estão à tua disposição, e que guardam histórias e segredos que só tu podes descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Lidas do Mês