sexta-feira, 2 de julho de 2021

NATUREZA E AMBIENTE



o PROBLEMA DO PLÁSTICO

O plástico é um material cada vez mais presente na nossa vida. Se olharmos à nossa volta, percebemos que ele está por todo o lado: nas nossas canetas e estojos, roupa e sapatos, mesas e cadeiras, carros, telemóveis e até nos alimentos que comemos! A sério?! Vamos ver!
O plástico é um material leve, barato e versátil. Por isso se usa tanto! Mas o seu uso está a pôr em perigo a nossa vida. Porque é tão perigoso? Como o plástico não se decompõe na natureza, a maioria das vezes ele é queimado (incinerado) e polui muito o ar, provocando problemas respiratórios. Na sua produção e depois quando se degrada, solta químicos que fazem muito mal à nossa saúde, aos animais e às plantas. Além disso, muitos plásticos acabam no oceano e são causa de muitas mortes de animais que os confundem com comida ou ficam presos neles!

Então, o que podemos fazer para reduzir o consumo de plástico? Não usar palhinhas de plástico nem outros produtos descartáveis, não comprar produtos embalados em muito plástico, usar garrafa de água reutilizável, comprar a granel (e levar a sua embalagem), pensar duas vezes antes de comprar alguma coisa: preciso mesmo de comprar?
Pensa nisto, sim? Vamos mudar comportamentos!




OS MICROPLÁSTICOS
Com o desgaste do plástico, ele vai-se tornando frágil e partindo-se, dividindo-se em milhares de pequenas partículas com menos de 5 mm. A maioria destes pequenos plásticos acaba nos oceanos.

Sabias que quando lavas a tua roupa sintética (por exemplo o poliéster) estás a gerar microplásticos? O uso de esponjas artificiais, o desgaste dos pneus, os plásticos deitados ao chão… tudo isto gera microplásticos. Os cientistas já encontraram microplásticos na água que bebemos, nos peixes e em outros alimentos que comemos… E ainda nem temos noção dos perigos que isto traz para a nossa saúde e para a saúde do planeta!


     



CRIANÇA LIDERA LUTA CONTRA O PLÁSTICO


Uma criança de 10 anos, natural do País de Gales, começou uma luta contra o plástico. Chama-se Skye Neville e começou a sua campanha há alguns meses atrás. Esta menina vive numa vila piscatória que, por causa das alterações climáticas, já tem barreiras de contenção para se proteger do avanço do nível do mar. Além disso, em 2050 estas barreiras deixarão de funcionar e os habitantes terão de abandonar as suas casas.

Skye já convenceu a cadeia de supermercados britânica Waitrose a deixar de vender revistas infantis que oferecem brinquedos descartáveis, que não duram nada e vão logo parar ao lixo. Ela pede que as revistas incluam artesanato e objetos que possam ser reutilizados, como lápis e canetas.





PROJETO REPLAY

O problema da poluição está em todo o lado. Mesmo onde menos pensamos! Por exemplo, a maioria dos brinquedos são feitos de uma mistura de diferentes materiais, o que torna difícil a sua reciclagem. Além disso, cada vez há mais brinquedos com plástico de baixa qualidade e que duram muito pouco. Então, a maioria dos brinquedos acabam em aterros ou são incinerados.


Por isso, surgiu um projeto que quer alertar para este problema e propor uma solução! Com o projeto Replay, as famílias são desafiadas a realizar três passos em casa: seleção de brinquedos, desmontagem e entrega. Os estudantes do curso de Design de Produto de Matosinhos e Évora vão criar um novo brinquedo com o plástico recolhido. O resto do plástico será transformado em novas peças para parques infantis.
Podes saber mais em: www.plasticreplay.pt

E tu? Atreves-te a dar uma nova vida aos teus brinquedos velhos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Lidas do Mês