quinta-feira, 7 de abril de 2022

 


CULTURA E ARTE

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

O termo «Páscoa» vem da palavra hebraica «Pesah» e significa passagem. Para os povos antigos esta palavra significava a passagem do Inverno para a Primavera. Na Idade Média, nesta altura do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera ou Esther − daí a origem do termo inglês Easter −, que em português significa ovo. Ostera era a deusa da Primavera. Esta deusa era representada com um ovo na mão e a observar um coelho a pular alegremente aos seus pés.



ENTÃO, E DE ONDE VEM O COELHO DA PÁSCOA?

Nesta época do ano, os povos antigos celebravam a chegada da Primavera e dos dias maiores, e a fertilidade. O coelho é o animal que simboliza a fertilidade porque os coelhos se reproduzem rapidamente e em grandes quantidades. No Antigo Egito, por exemplo, o coelho representa o nascimento e a esperança em novas vidas. Tanto na religião judaica como na religião cristã esta data está associada à ideia de uma vida nova.

MAS SÓ OS CRISTÃOS CELEBRAM A PÁSCOA?

A forma como tradicionalmente celebramos a Páscoa em Portugal é de acordo com a tradição cristã, em que se festeja a ressurreição de Jesus e onde também está presente esta ideia de transformação, mudança e passagem. Noutras religiões, como o Judaísmo, também se celebra a Páscoa, mas com outro significado. A Páscoa judaica tem o nome de «Pessach» e é também conhecida como a Festa da Libertação, já que celebra a libertação dos judeus do Egito, onde viviam como escravos. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento).



E tu? Como festejas a Páscoa?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Lidas do Mês