segunda-feira, 11 de julho de 2022

CANTINHO DA ESCOLA



QUEM COZINHA OS NOSSOS ALMOÇOS?

Estivemos à conversa com a D. Fátima, cozinheira no nosso refeitório, para saber mais sobre o que comemos e sobre quem cozinha o que comemos.

Ela trabalha há 26 anos na nossa escola, adora cozinhar, não se cansa de procurar receitas e sabe o nome de quase todas as crianças que aqui almoçam.

Diariamente, cinco pessoas cozinham à volta de 180 refeições, incluindo nove refeições vegetarianas e algumas com dietas especiais. Quem elabora as ementas é uma nutricionista.

Perguntámos porque não faziam mais vezes pizza ou pudim e a D. Fátima explicou-nos que só fazem estas comidas em dias especiais porque não são saudáveis. É também por isso que não servem refrescos mas água.

Contou-nos, com muito orgulho, a composição da base da sopa: courgette, abóbora, nabo, alho francês – e assim usam menos batata.

 “Há determinadas comidas que fazemos que não se fazem em outros refeitórios. Nós fazemos arroz de pato, como em vossa casa, cozido à portuguesa, dourada no forno… Todas essas comidas são trabalhosas, mas nós dedicamo-nos a fazê-las para vocês, para que tenham uma alimentação variada na escola.”

Há, também, o cuidado de que as frutas e legumes sejam da época e com muita variedade: maçãs, peras, dióspiros, nêsperas, cerejas, morangos… “Não é fácil lavar e preparar 16 kg de morangos, mas temos essa dedicação”, contou-nos. As frutas e hortaliças vêm de Lisboa, e nós deixamos uma sugestão: porque não ter verduras de um agricultor vizinho?

“Eu sinto-me lisonjeada por trabalhar nesta cozinha, com esta qualidade de serviço, para vos dar a cada dia o melhor no vosso prato, à hora de almoço.” 

E nós agradecemos muito esse amor com que cozinham para nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Lidas do Mês